terça-feira, 25 de agosto de 2009

O capítulo LV

Mais uma vez Machado de Assis me impressionou com a sua genialidade.

Além de ter escrito muitíssimo bem e ter brincado sabiamente com as palavras, fez capítulos curtos no livro para que nós, leitores, não nos desesperássemos no meio da noite com as ainda 10 longas páginas que faltam para terminar o capítulo e entrássemos naquele dilema: leio com sono e mal - para acabar esquecendo amanhã e ter que reler -, ou deixo tudo para amanhã e fico curiosa e até perco o sono por não ler?

Hoje, lembrei de fragmentos que me impressionaram nas suas obras, como em Dom Casmurro, quando fala dos amigos, usa de eufemismo para dizer que eles já morreram:

"A maioria já foi estudar Geologia nos campos Santos"

Ou, da peculiar dedicatória de Brás Cubas:

"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembranças estas Memórias Póstumas"

ou até a frase mais famosa de Brás Cubas:

"eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor"

Mas não foi isso que vim aqui contar.
E sim, do incrível e espetacular capítulo LV - 55, para quem nunca lembra - de Brás Cubas - ele de novo:


Brás Cubas ...?

Virgília ...

Brás Cubas ..............................................

Virgília .....................!

Brás Cubas .....................................................

Virgília ............................?...............................

Brás Cubas .................................................

Virgília ............................

Brás Cubas ....................................!
...........................!
.......................!
.................!


Virgília....................................?

Brás Cubas ....................!

Virgília ........................!

Não entenderam bulhufas? Explicarei com o maior prazer, já que se trata de prazer, hehe. Eu lhes apresento, meus queridos, a cena de sexo mais bem escrita (ou não) da história da humanidade!

Agora, é só usar a imaginação, como fez o meu amigo Machado de Assis, para interpretar tão criativamente e simples esta fabulosa cena.

Um comentário:

  1. Nanda!
    Achei teu blog enquanto lia o de Camila. Bom saber que agora tenho mais dois blogs amigos para ler, rs
    beijo

    ResponderExcluir